segunda-feira, 29 de abril de 2013

Semana 38

Hoje fazemos 38 semanas. Já nem sei mais que fazer, só esperar... E agora as malas já estão na sala prontíssimas (como se ainda não estivessem... já as fiz e refiz mais não sei quantas vezes...)! 


As contracções lá vão surgindo (mas de forma ainda irregular) e ele continua a tentar furar-me o abdómen (já lhe disse que a porta de saída não é bem por ali, mas não adianta) com pontapés e joelhadas, e de vez em quando faz de conta que a minha bexiga é uma bola e dá-lhe tamanhas cabeçadas que parece que vou à lua!
De resto, tudo fantástico e maravilhoso! 

Segundo o BabyCenter:
Como está o seu bebé
Seu bebé vem engordando a cada dia! Já está bem esperto. Consegue segurar coisas com as mãos, como o cordão umbilical (deve dar uns saltos à corda..). Depois que nascer, vai segurar seu dedo bem forte (já vos disse que estou muito ansiosa? =P). Os órgãos estão totalmente desenvolvidos e no lugar certo. Os pulmões e o cérebro já funcionam, por isso se ele nascer antes das 40 semanas não deve enfrentar nenhum problema (estás a ouvir, filhote?).
Que cor vão ser os olhos? Se a criança nasce já de olhos castanhos, eles devem ficar assim. Mas, se forem cinzentos ou azulados, podem ir para qualquer lado: azuis, verdes, castanho claro e até castanho escuro. A cor só vai se definir lá pelos 9 meses.


Como fica sua vida Estas duas últimas semanas demoram um pouco para passar. Mas é um bom momento para dar os últimos retoques no quarto do bebé ou fazer coisas que depois não vai poder fazer: ir ao cabeleireiro, resolver uma questão no banco, rechear os armários para não ter de fazer supermercado tão cedo... (é a preparação do ninho, estão a ver?)
O inchaço nas pernas e nos pés é bem comum nesta fase, ainda mais se estiver calor. Se você inchar de repente no rosto ou nas mãos, ou aumentar muito de peso de um dia para o outro, avise o médico, porque esses são sintomas da pré-eclâmpsia (só mesmo os pés é que ficam com uma ligeira marquinha, mais nada!).

Participação do pai 
O futuro pai também deve estar mega-ansioso com a chegada do bebé. Pode ser que ele fique aflito de ver a mulher chorando (lágrimas e variações de humor são típicas dessa fase) e se sinta meio impotente (o I grande porta-se lindamente! Pode estar a desesperar, mas como sabe que me tem que segurar, coitado, parece que está sempre óptimo e dá-me todo o apoio, como se me tivesse que proteger a mim =) )
Há várias coisas que ele pode fazer: conferir se está tudo certo com a parte dele da mala da maternidade (isto fui eu que fiz!), ler sobre o que fazer assim que o bebé nascer (andar a ver filmes no youtube também conta?), informar-se sobre como tirar a certidão de nascimento.


Parece que ainda vou ter que esperar (espero que não seja muito tempo), mas continuo com este ar de pessoa com um filho dentro da barriga mas que anda aí toda contente (cá para mim, ele apercebe-se disso e vai-se deixando estar!).

Hoje também foi dia de estar com uma amiga de há muitos anos que também carrega um baby em si, o baby PM =) Então, saímos os 4 para uma esplanadinha, para fazer fotossíntese e ler um livro... Grande piada: ler um livro! Seria se não fôssemos nós ou se não tivéssemos levado a língua connosco!!! Nem uma linha do livro foi lida! =P 

Mas pronto, tirámos a foto da praxe que já cá faltava, para que os pequenos se lembrem mais tarde que já andavam juntos na barriga das mães ;)


E pronto, cá está o baby PM e o baby I a trocarem encontrões entre si, após uma manhã fantástica de sol e de um almoço maravilhosamente cheiroso!

Venham mais dias destes! (mas, meu querido pequenino, os dias serão ainda melhores quando passares da barriga para os braços, podes nascer!)

Acompanhe o Aventuras a 4 no Facebook aqui!

2 comentários:

J, mãe do PM disse...

E os dois no colo??? Isso é que vai ser maravilhoso!!!

Cátia Gandra disse...

ihihihih! ^_^

Enviar um comentário