quinta-feira, 23 de maio de 2013

O ritual do banho...

... é do melhor que há!

E, embora me tenham ensinado que os banhos devem ser dados dia sim-dia não, a vontade de dar banhoca diariamente está a apoderar-se de nós. É que ele fica muito mais relaxado e as noites são bem melhores!



Embora esteja super-habituada a pegar em recém-nascidos (e fazer-lhes todas e mais algumas "maldades"), confesso que, antes do meu pequeno nascer, nunca tinha dado um banho a um. Já tinha assistido a vários, sim, mas dado, dado, nunca. E estava ansiosa!
O primeiro banho dele, lá na Casa de Saúde, foi dado pela parteira no segundo dia de vida (sim, porque eles não tomam quando nascem), e eu, o Pai e uma amiga querida nossa, assistimos com toda a atenção (o Pai até filmou!). A parteira explicou tudo direitinho direitinho, tanto os detalhes do banho com da massagem que se seguiu, porque no dia seguinte quem ia fazer tudo era eu (weeee!). E fui! E não o afoguei! :D

Em casa, no primeiro dia em que demos sozinhos, estávamos nervosos, notou-se perfeitamente. E, ainda por cima, concluímos que faltavam limar muitas arestas. 

Mamis de primeira viagem, querem saber pormenores importantíssimos e que não convém meeesmo falhar? Vou-vos dizer como é cá em casa:
1º dar o banho cerca de 1h30-2h após a mamada (isso se o vosso baby não precisar de mamar de 2 em 2 horas...);
2º onde? Nós damos no quarto!
3º cerca de 15 min antes vou ligar o aquecimento do quarto, para 24ºC (o ambiente deve estar quentinho);
4º o bebé deve estar "limpinho" antes de ir para o banho, logo, em cima da cama coloco um resguardo e dodots*;
5º ainda em cima da cama, para depois do banho, coloco o soro fisiológico e as compressas (para limpar o cordão umbilical/umbigo), o leite hidratante da uriage, a fralda, o creme para o rabinho, e a roupinha para dormir com todas as molas desapertadas (body interior, calcinhas interiores, meias e pijama);
6º a toalha fica no aquecedor de toalhas (que também está a 24ºC);
7º enquanto o dispo, o Pai está a colocar a água na banheira a 36-37ºC;
8º et voilá, está tudo pronto para o banho!
9º os primeiros banhos foram dados numa banheira normal, em cima da cama, mas agora o Baby I toma banhoca na Tummy Tub (e já não chora! adora!!!). Colocamo-la no chão e ajoelhamo-nos. Geralmente, eu seguro no pequenote e o Pai dá o banho com o creme lavante da uriage e a ajuda da esponja natural marinha da chicco. Aproveito para aconselhar esta banheira, é magnífica! (Obrigada Tia A e Tia C!!!) Com muito menos água (e menos dor de costas para o Pai), o pequenote fica com a água até ao pescoço, quentinho e muito confortável (e deve lembrar-se como era bom estar dentro de mim! <3). A esponja é óptima (não para passar no corpo dele) para levar a água para a cabecinha.


Quando ele segurar assim a cabeça, o banho ainda vai ser melhor! =)

10º começamos a lavar de cima para baixo: cabeça (e na cabeça começamos pelos olhinhos, quando ainda não se juntou nenhum creme lavante, e só depois passamos para o cabelo) e depois o resto do corpinho.
11º o choro vem quando o Pai já está com a toalha quentinha e eu o tiro da água. Vem a casa abaixo! Mas depois acaba por relaxar já todo coberto pela toalha, sendo seco também de cima para baixo, e a seguir com a massagem com o leite hidratante.
12º por fim, o pimpolho fica de pijama e pronto para encher a barriguinha!

*Os dodots são reservados para estas ocasiões e para as saídas. Tenho optado por lavá-lo com água morna quando lhe mudo a fralda. Dá mais trabalho mas também muito menos irritações ;)


Acompanhe o Aventuras a 4 no Facebook aqui!

2 comentários:

elsacardoso disse...

Está muito bem explicado, Cátia! Em breve, o blog será um manual indispensável para as futuras e recém-mamãs ;) E talvez papás ... Beijinho e boas banhocas :)

Cátia Gandra disse...

Obrigada, D. Elsa =) Transmito as dicas que acho importantes ;) Espero que gostem! Beijo grande!

Enviar um comentário