quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A relação do I com o João Pestana ^_^

Como vos disse aqui, esta era A Semana em que o I teria que aprender a adormecer sozinho. E, de preferência, sem deixar chorar até adormecer, como é defendido por muitos.
Estava com muito receio do que se iria passar e até me lembro que domingo à noite me virei para o I grande e lhe disse: prepara-te para o meu humor de cão a partir de amanhã. Sim, porque só de pensar que o meu bebé pequenino ia ter que sofrer para aprender uma coisa já me estava a fazer muito mal!...
Segunda feira foi para esquecer: das duas vezes que adormeceu de manhã foi a mamar. E eu, quando o vi a adormecer, não lhe ia dizer "tá a acordar que eu quero-te a adormecer no berço!", como é óbvio! De tarde, aproveitei a visita da minha mãe para sair e pedi-lhe para não o adormecer ao colo, que era importante que ele percebesse que era para o fazer já deitado na cama. Mas foi em vão! Como seria de esperar, claro!, e também se percebe: disse que não aguentou vê-lo a chorar e desistiu. Ao fim do dia, ficou o pai nessa função e ele chorou e chorou e não adormeceu. Já estava a chegar a hora da mamada, por isso, desistimos, e fomos dar-lhe o banho para dar início ao ritual da noite.
Terça feira: após o dia anterior, andei a ler melhor sobre outras teorias e vi uma que me interessou bastante. A teoria consistia em basear tudo em rituais, depois de conhecer os sinais do bebé. Ou seja, ele mama, brinca, dá sinais de sono, pega-se ao colo, mima-se, canta-se, e quando ele está quase a adormecer, deita-se. A ideia é ir diminuindo o tempo de embalo até ser só reconhecer os sinais de sono e deitá-lo. Fui tentando isto na terça e resultou (até foi quando escrevi o post) das duas vezes de manhã. Não adormeceu imediatamente a seguir a deitá-lo, longe disso! tive que lhe dar o ó-ó, o doudou com o meu perfume (também tinha lido isto algures), a chupeta (que lhe caiu não sei quantas vezes, mesmo presa ao ó-ó), e o aero-om... Eu sei que não se deve abusar do aero-om e são só umas gotas por dia, eu sei! Mas não se pode ter tudo! E se o ajuda nesta fase, usa-se! Até porque a única coisa que entra por aquela boquinha é o meu leite e o vigantol (e alguma água do banho que ele teima em lamber, vá =)!), por isso... Seja! De tarde, adormeceu a mamar, nada a fazer. E antes do ritual da noite, esteve num sono superficial, mas esteve.
Quarta feira, diminuí o tempo de embalo, que levou a um maior tempo a adormecer. Mas tranquilo e conseguimos sempre!
Hoje: Mamou às 7 e costuma ficar desperto. No entanto, deito-o no berço e ficamos a "conversar" enquanto tiro o leite para congelar ao pé dele, vou buscar o pequeno almoço e tomo-o ao pé dele, e depois, geralmente, brincamos. Mas hoje, sei lá bem como, começou a adormecer sozinho sem o embalo! Claro que lhe dei não sei quantas vezes a chupeta e o aero-om (para ele a agarrar melhor). Ia fazendo coisas no quarto e dava a ajudinha. E ele adormeceu, quando o virei de lado, quase subitamente. Também lhe tenho posto uma almofada nas cosas para "a superfície de queda da chupeta" ser menor e ele se sentir mais aconchegado. Ficou assim:



Dormiu 40 min, acordou, mamou, brincou, vesti-o e ele começou a dar sinais de sono muito antes do que o que estava à espera! Mas pronto, lá o deitei, e desta vez, na cama de viagem, para ver o que acontecia:

Já sem almofada atrás, mas com alguns ó-ós, tipo um em cada mão (para não tirar a chupeta da boca involuntariamente) e outro à volta da chupeta e à frente dos olhos. Foi quase imediato!!!

Será que vai ser sempre assim? Eu adorava! E não tenho tido humor de cão nenhum, pelo contrário! Ando toda contente! Claro que estranhei ele nem precisar dos meus beijinhos hoje, mas no fundo o que eu quero é que ele tenha a sua independência em coisas essenciais, como é esta. Assim, fico muito mais descansada quando tiver que o deixar ficar para ir trabalhar! Saber que ele está a conseguir ultrapassar esta mini-batalha tão bem deixa-me leve, leve! =)

Continuem a partilhar como é/foi com vocês, porque é sempre bom aprendermos umas com as outras!

Ps: Entretanto, desisti de colocar as fotos que faltavam para terminar o mês. Não tinham sido todas tiradas no dia em questão e ia ser muito aldrabado... Eu não era assim, a sério que não mas... é a Maternidade! =) =) =) (ou é a minha desculpa...)

Acompanhe o Aventuras a 4 no Facebook aqui!

2 comentários:

Supimpona disse...

Espero que continue a resultar e que tenhas encontrado a "solução".
Bebé feliz, mamã feliz :)
Beijinhos

CP disse...

Eu também espero, Joana! Porque é mesmo como tu dizes: eu estou toda contente!!! =) Até me consigo organizar para arranjar coisas e escrever e tudo e tudo e tudo!!! =))

Enviar um comentário